O ácido úrico é resultado da metabolização da purina, uma proteína presente no sangue que, quando está em excesso no organismo, se transforma em cristais de ácido úrico. Mas você sabia que é possível consumir certos alimentos que ajudam a controlar o ácido úrico

É sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Ácido úrico: entenda a condição

O ácido úrico não eliminado pelos rins se acumula nos órgãos e nas articulações, causando dores e doenças, como gota, pedras nos rins, problemas de pressão e até problemas cardiovasculares. 

No entanto, os sintomas costumam aparecer em pessoas que já têm predisposição genética. Portanto, se existe alguém em sua família com alguma doença causada por excesso de ácido úrico no sangue, fique atento e faça sempre os exames necessários regularmente.

Dicas para controlar o ácido úrico

A melhor forma de amenizar e prevenir os sintomas do ácido úrico é através da alimentação. Algumas práticas básicas são consumir bastante água e ter uma dieta rica em legumes, frutas e verduras. Além disso, é recomendado que pacientes que já estão doentes ou têm predisposição a desenvolver ácido úrico evitem o consumo de carnes vermelhas e derivados, como bacon, carnes processadas, como presuntos, e frutos do mar, assim como  alimentos ricos em gorduras, extratos de carne, aves e bebidas alcoólicas. 

Também é recomendado consumir alimentos com baixos níveis de ácido úrico, especialmente os alcalinizantes e diuréticos, que ajudam na eliminação dessa substância. 

Veja abaixo alguns desses alimentos e se inspire para montar a dieta da semana! 

Limão:  Essa fruta ajuda significativamente na desintoxicação do organismo. Por isso, tomar o suco do limão puro em jejum durante algum tempo consecutivo pode ajudar a diminuir a acidez sanguínea. 

Café: O café é um ótimo diurético, principalmente se tomado puro. Além disso, a proteína acelera o metabolismo, aumentando a oxidação de ácidos graxos, ou seja, as gorduras. 

Alcachofra: Esse alimento  é excelente para controlar os níveis de glicemia de pré diabéticos e diabéticos, pois ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, além de auxiliar na digestão de alimentos com alto teor de gordura.

Laranja: Rica em vitamina C, a laranja contém poderosas propriedades antioxidantes que ajudam na eliminação de cristais no sangue. 

Sementes de Abóbora: Rica em vitamina E, as sementes de abóbora são ótimas antioxidantes e diuréticas. Elas podem ser consumidas de diversas formas: cozidas, assadas, tostadas, fritas  e até mesmo em receitas de saladas, pães e risotos. 

Cebola e alho: Esse dois alimentos ajudam a combater o colesterol, além de controlar o ácido úrico do sangue e a pressão arterial. Para consumir esses alimentos aproveitando os seus benefícios, a dica é ferver a cebola ou o alho e misturar com um pouco de suco de limão. É recomendado ingerir 2 xícaras por dia desse chá. 

Cerejas: A cereja tem propriedades anti-inflamatórias e estudos revelam que o seu consumo regular em jejum ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue, além de ser uma excelente fonte de fibras, ajudando também na diminuição de lipídios no corpo.

Gengibre: Essa raiz de ação antioxidante e antiinflamatória tem o poder de acelerar o metabolismo, estimulando a queima de gorduras. No entanto, consumo do gengibre deve ser orientado pelo médico, pois em excesso pode causar hipoglicemia em pessoas com diabetes e hipotensão em pessoas que têm hipertensão.  

Outra recomendação indispensável para controlar o ácido úrico no organismo é realizar exercícios físicos com foco na queima de calorias. Juntamente com a alimentação saudável, isso ajudará a reduzir os níveis excessivos  de glicose, gorduras e sais que ajudam a formar os cristais nas juntas. 

Portanto, é importante entender que ter uma vida saudável, livre de alimentos industrializados e com exercícios físicos regulares ajuda a prevenir não só o excesso de ácido úrico no sangue, mas também outras doenças que são desenvolvidas através de hábitos negativos que temos sem que percebamos. 

Fique atendo: se na sua família existir o histórico de doenças, como gota, hipertensão e doenças renais, procure um médico e siga as recomendações para uma vida de qualidade.

Para mais dicas e informações fundamentais para manter a sua saúde em dia, acompanhe o nosso blog e conheça o Instagram da Clínica MedFocus.

Olá! Tudo bem? 👋
1
Olá! Tudo bem? 👋

Caso tenha alguma dúvida, deseje agendar uma consulta ou queira falar com nossa equipe, estamos à disposição. 😄

Abraço!