Entenda porque o café faz mal para os rins | MedFocus

O café faz mal para os rins? Descubra agora mesmo!

  • cafe-faz-mal-para-os-rins

Os rins são os principais órgãos do sistema urinário. Além de filtrar o sangue e atuar na formação da urina, eles ajudam a regular a pressão e o volume sanguíneo. A fisiologia renal ainda contribui para a manutenção dos níveis de glicose no sangue, auxilia na produção de hormônios e na excreção de resíduos tóxicos.

A eliminação dos resquícios de substâncias como toxinas e compostos químicos como a ureia são fundamentais, afinal, em contato com o organismo pode provocar sérios danos à saúde. Mas, afinal, porque o café faz mal para os rins? Respondemos essa e demais questões a seguir. Continue a leitura e descubra a importância de uma dieta saudável!

Alimentação equilibrada: qual sua importância?

Distúrbios nos rins estão ligados a uma série de problemas, uma vez que o mau funcionamento desse órgão pode deixar o sistema imunológico vulnerável e, portanto, suscetível ao surgimento de doenças. Alguns nutrientes presentes em diversos alimentos podem se tornar vilões, especialmente as proteínas, o potássio e o fósforo.

A ingestão dessas substâncias deve seguir um controle rigoroso, principalmente para aqueles indivíduos que já possuam históricos de doenças renais. Isso porque elas podem manter os eletrólitos, minerais e demais fluídos em níveis elevados, provocando prejuízos aos rins. Ainda, é importante destacar que além das proteínas, os hidratos de carbono, sais e minerais que podem ser facilmente encontrados na dieta do brasileiro é potencialmente danoso.

Não tão raro, a proteína animal está relacionada com o aumento do ácido úrico nos rins. Os refrigerantes e alimentos processados ricos em hidratos de carbono podem contribuir para o aumento do potássio e do fósforo levando a formação de cristais que se alojam no rim como pedras. Por fim, o sal e demais minerais podem, entre outros, provocar edemas e tensão arterial e levar a danos renais.

Qual a relação do café com as doenças renais?

A cafeína exerce uma função diurética no organismo humano bastante acentuada. Dessa forma, os rins passam a funcionar mais frequentemente, ou seja, a produção de urina é maior, tendo como consequência uma constante eliminação de substâncias tóxicas. Nesse sentido, o café é uma bebida inofensiva e até recomendável se consumida moderadamente — para quem possui todas as funções renais em perfeito funcionamento.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. A bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais, portanto, seu consumo poderá elevar os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Concluindo, o café faz mal para os rins quando consumido em excesso ou ingerido por pessoas com grande histórico de doenças renais. A bebida, no entanto, não possui efeitos nocivos ao ser consumido em doses moderadas. De acordo com pesquisas recentes, a cafeína pode ser forte aliada no combate a doenças como o mal de Parkinson, diabetes e até mesmo o câncer.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita para entender também o que é e como tratar a doença renal crônica. Até a próxima!