Rinite alérgica: entenda o que é, como tratar e se prevenir.

O que é rinite alérgica?

  • rinite alérgica

A rinite é uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal que pode ter origem de agentes infecciosos – vírus e bactérias – (rinite não alérgica), irritativos, crônicos e/ou alérgicos (rinite alérgica). Nesse último exemplo, o indivíduo desenvolve uma sensibilidade a substâncias de origem natural que podem estar presentes no ar. Esses agentes causadores podem ser: pólen de planta; pelos de animais; ácaros; mofo; fungos; poeira; sabão em pó; perfumes; produtos de beleza ou de limpeza. Além de existir a predisposição familiar.

Àqueles que apresentam hipersensibilidade ou que é suscetível ao acometimento dessa doença, o sistema imunológico responderá de maneira agressiva. Em linhas gerais, esse tipo de reação pode ocorrer a partir dos primeiros anos de vida — embora possa acontecer durante a adolescência e a fase adulta.

RINITE ALÉRGICA SAZONAL

Desencadeada apenas durante algumas épocas do ano, a rinite alérgica sazonal provoca sintomas semelhantes à rinite comum, entretanto, apenas em estações específicas como a primavera, verão ou outono. A definição desse problema respiratório está atrelada ao tipo de alergia do paciente, do período e da posição geográfica.

Concluindo, a rinite alérgica é uma doença de caráter não infeccioso que pode levar a ocorrências desagradáveis para muitas pessoas tanto quanto a rinite não alérgica

. Para se manter livre de crises agudas, é preciso evitar o contato com substâncias que potencial alergênico. Ademais, manter o ar-condicionado sempre limpo assim como eliminar os ácaros de seu habitat pode contribuir para o desaparecimento dos sintomas.