Especialidades - Clínica Medfocus

Especialidades

Especialidades 2019-01-08T08:42:20+00:00

Alergia e Imunologia

As especialidades de Alergia e Imunologia se dedicam ao estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam o sistema imunológico. Entre elas estão as doenças alérgicas, caracterizadas por uma resposta exacerbada do organismo a diferentes agentes, como alimentos, medicamentos, substâncias químicas, entre outros. São exemplos dessas enfermidades a Asma, a Rinite, a Dermatite Atópica e as Anafilaxias.

Nefrologia

Nefrologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.

No Brasil, o tempo para formar um nefrologista é de 10 anos de estudo (6 anos do curso Médico, 2 anos de residência ou estágio em clínica médica e mais 2 anos de residência ou estágio em nefrologia).

Urologia e Cirurgia Geral

Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. Todo urologista obrigatoriamente teve a formação como médico, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia. São onze anos de estudos para habilitá-lo a tratar clinicamente ou cirurgicamente destes problemas. A urologia apresenta interface com praticamente todas as especialidades médicas.

O médico urologista normalmente atende pacientes em consultório, acompanha pacientes internados, realiza cirurgias e exames diagnósticos. Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.

Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária, infertilidade, realização de transplante renal.

Gastroenterologia

Gastroenterologia é especializada no estudo da função normal e das doenças do esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado, que exige uma detalhada compreensão da função normal (fisiologia) do trato gastrointestinal, incluindo a condução de seu conteúdo através do estômago e intestino (motilidade), a digestão e absorção dos nutrientes para o nosso corpo, remoção de dejetos do sistema digestório, e a função do fígado como um órgão digestivo.

A Gastroenterologia se dedica ao diagnóstico e tratamento de diversas condições como pólipos e câncer do cólon, hepatites, refluxo gastro-esofágico (azia ou pirose), doença ulcerosa péptica, colites como a colite ulcerativa e a doença de Crohn, doenças da vesícula e das vias biliares, problemas nutricionais e de absorção como a doença celíaca, a síndrome do intestino irritável e pancreatites, além de outras doenças menos comuns que o gastroenterologista com sua experiência e seu conhecimento poderá identificar. Em resumo, o estudo de todas as atividades normais dos órgãos digestivos e suas doenças faz parte da Gastroenterologia.