Os problemas intestinais são tão comuns quanto gripes e resfriados. Entretanto, as contaminações que causam infecção intestinal — seja por meio do contato com alimentos, água ou pessoas contaminadas — podem causar diversos tipos de problemas para os pacientes acometidos, como acontece na Gastroenterite viral, na Intoxicação Alimentar e na Salmonelose, por exemplo.

Por isso, trouxemos neste post as principais informações que você precisa ter sobre a Gastroenterite. Continue sua leitura para descobrir o que é, quais são as causas e os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes que apresentam esse quadro infeccioso. Confira!

O que é gastroenterite?

Muito comum no verão e em locais com pouco investimento em saneamento básico, a Gastroenterite é uma inflamação que ocorre nos órgãos do sistema digestivo. Esse tipo de infecção pode acontecer por meio da contaminação por vírus e bactérias, sendo, portanto, uma doença com altíssimo poder de contágio.

De modo geral, qualquer pessoa em contato com alimentos contaminados pode desenvolver essa doença, que na maioria das vezes tem uma boa evolução, com melhora após alguns dias. Contudo, pacientes que não recebem cuidados médicos adequados podem apresentar complicações e ter o problema agravado. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, por exemplo, têm uma forte tendência a desenvolver crises com evolução mais grave. Além destes, a falta de ingestão de líquidos em quantidades suficientes para repor os eletrólitos essenciais para o funcionamento do corpo pode aumentar a gravidade da doença.

Quais são as suas principais causas e sintomas?

Como destacado anteriormente, a Gastroenterite se desenvolve a partir da contaminação causada por vírus, bactérias ou parasitas. A transmissão desses microrganismos é feita pelo contato direto com paciente infectado ou pelo consumo de alimentos contaminados.

Por se tratar de uma infecção do sistema gastrointestinal, que envolve o estômago e os intestinos, os principais sintomas são náuseas, vômitos, febre, diarreia, dores abdominais agudas, desidratação, sangramento nas fezes, entre outros.

Características

As causas mais comuns da Gastroenterite aguda são infecções virais, como rotavirus, norovirus, adenovírus; bacterianas como E. coli,  Shigella, Salmonella; ou parasitas como a  Giardia. Esses micro organismos invadem o organismo e se instalam nos órgãos do trato gastrointestinal, destruindo as células e comprometendo o funcionamento normal dos mesmos. Por conta disso, podem causar diarreia, vômitos, desidratação, hemorragia e as demais manifestações clínicas apontadas anteriormente.

Como tratar a Gastroenterite?

O primeiro passo para aplicar um tratamento adequado é identificar o provável agente causador da doença. É muito comum a ministração de medicamentos com ação antibacteriana, principalmente nos casos que apresentam sinais de alarme, que falam a favor de infecção bacteriana. Entretanto, é válido lembrar que as infecções provocadas por vírus podem ser naturalmente eliminadas pelo organismo dentro de alguns dias.

Dependendo do grau da infecção, os médicos responsáveis pelo paciente podem oferecer antibióticos por via oral, como o Ciprofloxacino ou a Metronidazol. Ademais, é possível que haja a necessidade de fazer um tratamento intravenoso mais intensivo com o objetivo de repor a hidratação pelos eletrólitos perdidos.

O processo de propagação da Gastroenterite pode se dar de maneira simples e comprometer o bem-estar daqueles que estão à volta do paciente ou que vivem no mesmo espaço que ele. Se alimentar e consumir os mesmo alimentos potencialmente contaminados aumenta ainda mais a chance de adquirir uma nova infecção.

Por isso, é fundamental procurar um médico para promover o tratamento adequado e sempre procurar ter hábitos mais saudáveis,  higienizar bem as mãos e os alimentos. Caso tenha gostado desse conteúdo, aproveite para conferir nossos artigos sobre doenças renais e infecções urinárias.

Olá! Tudo bem? 👋
1
Olá! Tudo bem? 👋

Caso tenha alguma dúvida, deseje agendar uma consulta ou queira falar com nossa equipe, estamos à disposição. 😄

Abraço!