O que pode provocar uma reação de Anafilaxia? - Clínica Medfocus

O que pode provocar uma reação de Anafilaxia?

Anafilaxia é uma reação alérgica grave, potencialmente fatal, que acontece quando uma pessoa é exposta a substâncias que seu corpo possui sensibilidade. O quadro acomete mais de um sistema do organismo (como pele e sistema respiratório) e a pessoa pode apresentar urticária (“empolamento”, “vergões”), inchaço de pálpebras ou lábios, rouquidão ou tosse rouca (“edema de glote”), “chiado no peito”, dificuldade para respirar, diarreia e perda da consciência.

As reações mais comuns costumam ser causadas por medicamentos (antibióticos, anti-inflamatórios); alimentos, como leite, amendoim, ovo (no caso de crianças) e frutos do mar (no caso de adultos); por insetos, como picada de abelha e formiga.

O tratamento para a anafilaxia é realizado com a injeção de adrenalina logo após a reação e não deve ser substituído ou postergado por outras medicações. É aconselhável que a pessoa que já apresentou, em algum momento, anafilaxia seja investigada pelo médico Alergista para o diagnóstico correto de sua alergia, além de descobrir a definição da substância culpada, orientações e estabelecimento de um plano de ação em caso de reações.

2019-01-08T08:42:21+00:00 27 de abril de 2018|Categories: Alergia|Tags: , , , , , , , |