Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca - Clínica Medfocus

Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca

A sensibilidade ao glúten não celíaca é uma síndrome caracterizada por sintomas intestinais e extra intestinais relacionados à ingestão de alimentos contendo glúten em indivíduos não portadores de doença celíaca ou alergia ao trigo.

Os principais sintomas intestinais são dor e distensão abdominal, alteração do hábito intestinal (que pode ser diarreia ou constipação), gases, dor de estômago, náuseas, refluxo, entre outros. Sintomas extra intestinais podem estar presentes, como mal-estar inespecífico, cansaço, dor de cabeça, ansiedade, dor articular ou muscular (sintomas de fibromialgia), insônia e até depressão.

Esta nova síndrome induzida por glúten parece ter uma prevalência maior em mulheres, e é ligeiramente mais frequente do que a Doença Celíaca.

Em estudo multicêntrico italiano de 2014, os distúrbios mais frequentemente associados à sensibilidade ao glúten foram síndrome do intestino irritável (47%), intolerância alimentar (35%) e alergias mediadas por IgE (22%).

Não é possível distinguir a sensibilidade ao glúten e a doença celíaca somente pelos sintomas, uma vez que ambas são semelhantes e são desencadeadas pela ingestão de glúten. Sendo assim, sempre deve ser feito o diagnóstico diferencial antes de se iniciar a dieta isenta de glúten!

E você, apresenta algum desses sintomas?

 

Dra. Lívia Guimarães Moreira Koga
Gastroenterologista
Especialista pela Universidade Federal de São Paulo
Título de especialista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia

2018-03-05T16:39:03+00:00 05 de março de 2018|Categories: Alergia|Tags: , , , , , |