Tosse ao esforço ou ao rir: pode ser um sinal de asma (e muita gente não percebe)
- Clínica Medfocus
- há 9 horas
- 2 min de leitura

Nem sempre a asma se apresenta da forma clássica, com chiado evidente e falta de ar. Na prática, uma das formas mais comuns e mais subestimadas é a tosse desencadeada por esforço físico, risadas ou até mudanças de temperatura que pode resultar em tosse ao esforço ou ao rir.
A chamada “asma induzida por exercício” ou a hiperresponsividade brônquica podem se manifestar exatamente assim: a pessoa começa a correr, praticar atividade física ou dá uma risada mais intensa e, logo em seguida, vem a tosse. Muitas vezes, é uma tosse seca, repetitiva, que pode persistir por vários minutos.
Isso acontece porque as vias aéreas são mais sensíveis e reagem a esses estímulos com contração e inflamação, levando aos sintomas. Nem sempre há chiado audível, o que faz com que o quadro passe despercebido ou seja interpretado como algo “normal”.
Outros sinais que podem acompanhar incluem:
Cansaço mais rápido durante atividade física
Sensação de aperto no peito
Tosse noturna
Piora com ar frio
Um ponto importante é que, em crianças e adolescentes, isso pode impactar diretamente o desempenho esportivo e até levar à evitação de atividades físicas, muitas vezes sem que ninguém perceba o motivo real.
No dia a dia do consultório, isso é muito claro. É extremamente comum ouvir relatos do tipo: “sempre tossi quando corro” ou “dou risada e começo a tossir, mas achei que fosse normal”. E não é. A pessoa se adapta ao sintoma, passa a encarar como algo do próprio corpo e deixa de investigar. Quando tratamos corretamente, muitos pacientes se surpreendem com a diferença e conseguem se exercitar e até rir sem aquela limitação que já fazia parte da rotina.
Tossir ao esforço ou ao rir não deve ser encarado como algo habitual. Pode ser um sinal sutil de asma e merece avaliação adequada. O diagnóstico é clínico, muitas vezes complementado por testes de função pulmonar, e o tratamento costuma ser bastante eficaz.
Identificar esses sinais precocemente muda não só o controle da doença, mas também a qualidade de vida. Porque, no fim, respirar bem durante uma atividade física, ou simplesmente dar risada,não deveria ser um desafio.
Dr. Alex Lacerda
Alergista e Imunologista
CRM 133788 RQE 42896




Comentários